Plano de Dados Abertos
O QUE É?
O Plano de Dados Abertos (PDA), aprovado pela Diretoria Colegiada da Sudene em 12/01/2017, é um instrumento de planejamento e coordenação das ações de disponibilização de dados na Sudene, válido para o biênio 2017-2018. O documento estabelece ações para a implementação e promoção de abertura de dados sob a responsabilidade da Sudene e considera, em toda a sua estrutura, os princípios e diretrizes dos normativos nacionais vigentes, assim como a Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), iniciativa multilateral entre diversos países da qual o Brasil foi um dos fundadores.
Objetivo geral
Promover a abertura de dados na Sudene, zelando pelos princípios da publicidade, transparência e eficiência, visando o aumento da disseminação de dados e informações para a sociedade, bem como a melhoria da qualidade dos dados disponibilizados, de forma a dar suporte à tomada de decisão pelos gestores públicos e ao controle social.
Objetivos específicos
Identificar prioridades e disponibilizar dados em formatos abertos;
Melhorar a qualidade dos dados disponibilizados;
Estimular a interoperabilidade de dados e sistemas governamentais pela publicação de dados em formato processável por máquina, conforme padrões estabelecidos;
Melhorar a gestão da informação e de dados;
Incrementar os processos de transparência e de acesso a informações públicas.
DOCUMENTOS RELACIONADOS
Título | Autor |
---|---|
Plano de Dados Abertos da Sudene (2020/2022) | Coordenação-Geral de Gestão Institucional (CGGI) |
Portal de Dados Abertos:
Redes Sociais